BRANCA
DE NEVE E OS SETE ANÕES
Primeiramente contei a história aos alunos,
utilizando de fantoches, e assistimos ao filme. A história foi dividida em
partes para melhor ser trabalhada:
·
BRANCA DE NEVE
·
MADRASTA
·
CAÇADOR
·
BRANCA DE NEVE NA FLORESTA
·
ANÕES
·
PRÍNCIPE
As atividades pedagógicas foram elaboradas de acordo
com a idade das crianças e adaptada aos conteúdos trabalhados nessa faixa
etária. Pode ser trabalhado a identidade das crianças, bem como as
características e diferenças de cada um, a inveja que a pequena princesa
despertava em sua madrasta malvada, a boa vontade do caçador em ajudar, assim
como o respeito que Branca de Neve tinha pelos animais, expressões faciais dos
anões, quantidade, profissão exercida por eles na mina de ouro... Esse lindo conto de fadas se tornou um riquíssimo
instrumento de aprendizado para os meus alunos.
-
IDENTIDADE E NOME PRÓPRIO
·
Observar as características da
personagem principal da história, observar também as características das
crianças.
·
Fazer os nomes das crianças em forma de
crachá, com letras grandes e legíveis, destacando a letra inicial com outra
cor. Com esse crachá trabalhei a letra inicial, o reconhecimento do nome da
criança e dos amigos, brincando de esconder e encontrar nomes. Depois de um
tempo, tirei a foto que havia no crachá para que aprendessem a reconhecer seu
nome sem a foto.
·
Atividade pedagógica: encontrar o nome e
colar.
·
Lembrança: Tiara de laço vermelho para
as meninas e coroa para os meninos.
·
Nome para montar: Confeccionei os nomes
dos meus alunos utilizando E.V.A. e mandei para casa em saquinhos de T.N.T.
-
DIFERENÇAS ENTRE AS PESSOAS
·
A bruxa tinha muita inveja da princesa,
pois a beleza era o mais importante para ela. Assim, possuída por ódio, tentou
acabar com a vida de Branca de Neve.
·
Atividade pedagógica: Colar a sua foto
no espelho da atividade, onde todos somos diferentes e lindos.
ESPELHO,
ESPELHO MEU
EXISTE
ALGUÉM
MAIS
BELO DO QUE EU?
TODOS
SÃO LINDINHOS
CADA
UM DO SEU JEITINHO
-
BRANCA DE NEVE ESTÁ NA FLORESTA
·
Com a ajuda dos animais ela se levanta e
procura abrigo.
·
Atividade pedagógica: colorir a princesa
na floresta, e colar os animais assim como acontece na história.
-
A CASINHA DOS ANÕES
·
Atividade pedagógica: enfeitar a casa
dos anões com diferentes papeis e retalhos.
-
OS 7 ANÕES
·
Trabalhar as expressões faciais de cada
um deles, assim como os nomes e características.
·
Cada dia foi destinado a um anão, e
assim o colocávamos no numeral correspondente à ele na parede da sala para que
observassem até onde iriamos chegar na contagem.
·
Brincamos de anões, fizemos o trabalho
deles na mina de ouro, cantamos a música deles:
EU
VOU, EU VOU
EU
VOU, EU VOU
PRA
CASA AGORA EU VOU
PARARATIMBUM,
PARARATIMBUM
EU
VOU, EU VOU
PRA
CASA EU VOU...
ZANGADO / SONECA / FELIZ / ATCHIN / MESTRE / DENGOSO / DUNGA
As crianças acabaram gostando de um anão
em especial, assim cada uma tinha o seu favorito.
Atividade pedagógica: Montar o seu anão
favorito com papel colorido.
-
A POÇÃO MÁGICA DA BRUXA PARA ENVENENAR A MAÇÃ
·
Vesti de bruxa e brincamos que as
crianças eram os anões, branca de neve.
·
Inventamos uma poção mágica para quebrar
o feitiço da maçã e utilizamos tudo o que a imaginação das crianças permitiram.
·
Também conversamos sobre pegar coisas,
principalmente para comer da mão de pessoas desconhecidas, abrir a porta.
-
FINAL FELIZ PARA TODOS
·
Conversamos sobre a disposição do
príncipe em ajudar as pessoas.
AO
FINAL DO PROJETO, VESTI MEUS ALUNOS DE ANÕES, FORAM EMBORA COM O GORRO, O CINTO
E O MACHADINHO QUE EU MESMA CONFECCIONEI. BRINCAMOS MUITO E APRENDEMOS MAIS
AINDA, PORQUE O FAZ DE CONTA É TÃO IMPORTANTE NA VIDA DE UMA CRIANÇA, ATRAVÉS
DELE ELA CONSTRÓI SUA IDENTIDADE E VIAJA NOS MAIS DIVERSOS MUNDOS.
TIA
KARINA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não deixe de comentar, pois sua opinião é de grande importância! Obrigada