quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Livrão do folclore


Esse projeto foi trabalhado com as crianças do minimaternal. A ideia era destacar algumas figuras mais conhecidas do folclore brasileiro, assim como sua origem.
O LIVRO DO FOLCLORE foi confeccionado a partir de colagens e dobraduras.

Antes de cada personagem, havia uma história e uma musiquinha...


CAPA




BUMBA-MEU-BOI

Cadê meu boi, meu boi bumbá
Cadê meu boi, meu boi bumbá
Abre a roda morena
Deixa o boi entrar.

 (colagem de papel laminado no corpo do boi bumbá)

SACI- PERERÊ

Saci- Pererê, menino levado
De gorro vermelho e jeito engraçado
Que faz travessuaras
Pulando de lado.

Conversa adoidado
Brincando, cantando
Por onde passa
Vem bagunçando
Fazendo barulho,
Chamando atenção
Espalhando alegria
Com seu jeito brincalhão.

 (colamos o cachimbo, os olhos e o gorro)

BOTO COR-DE-ROSA

Boto cor-de-rosa
Com você quero brincar
Pelos rios
Entre as florestas
Sua alegria espalhar.


 (fizemos o mar de lápis de cor)

IARA, A PROTETORA DOS RIOS

Os índios costuma dizer que lá no fundo dos rios, vive uma moça muito bonita, com cabelos longos e azulados chamada Iara. Ela é a protetora dos peixes e dos animais que vivem nas águas. Á tardezinha, a Iara costuma subir até a superfície da água e sentar numa grande folha de vitória-régia para pentear os cabelos e cantar para que os peixinhos dancem alegres.


(colamos lantejoulas, o cabelo e fizemos o mar de tinta utilizando o rolinho)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar, pois sua opinião é de grande importância! Obrigada